quinta-feira, 28 de julho de 2016

Entrei na McGill! :) (2)

Eu não consigo acreditar até agora, mas parece que é pra valer: entrei na McGill (de novo), e dessa vez a coisa ficou séria!!



Mas eu sei que uma parte eu não contei: ano passado, depois de terminar o curso de inglês da McGill, tive que começar a pensar no que fazer da vida. É um assunto extremamente inquietante pra mim, porque eu tenho essa ideia de que gostaria de ter uma carreira de fato (embora hoje eu saiba muito bem que isso não é necessário), mas, ao mesmo tempo, não tenho muita ideia do que gostaria de fazer. Depois do curso de inglês, eu já havia resolvido que prosseguiria parcialmente nos estudos fazendo o Certificado de Francês da Universidade de Montreal; mas e aí? O que fazer "de verdade", como trabalho? Ou melhor, como profissão, como carreira, a longo prazo (já que empregos sempre existem nos classificados)? Nada de novo no fronte. Uma coisa me interessa aqui, outra chama a minha atenção ali, mas nada que faça os olhos brilharem. E aí?

No meio da indecisão, e como eu nunca gostei de ficar parado esperando o raio divino (embora tenha tentado mais de uma vez), resolvi fazer a inscrição pra fazer um bacharelado na McGill. Bacharelado em quê? Não sabia; e o formulário de inscrição só pedia pra eu escolher uma das Faculties ou Schools, então não precisava resolver ali na hora. Escolhi a Faculdade de Artes e mandei ver.

Isso foi em outubro do ano passado. De lá pra cá, houve momentos em que fiquei extremamente ansioso e momentos em que eu dei risada do que tinha feito. Afinal de contas, já imaginou? Eu, com 36 anos, fazendo bacharelado em (interrogação) na McGill, tida como uma das melhores do Canadá? Tendo que fazer trabalho em grupo com a molecada de 20 anos, estudar pra prova, fazer empréstimo junto ao governo pra bancar os estudos? Me formar perto dos 40 anos, provavelmente em algo que não tem muita perspectiva de emprego, pra só então voltar ao mercado de trabalho (isso se não precisar de um Mestrado ou Doutorado)? Faz-me rir, né? De qualquer forma, nunca pensei que minhas chances fossem muito altas; não fiz inscrição para nenhuma outra universidade, talvez porque, em parte, eu quisesse ouvir um "não"; o "não" da McGill me daria um direcionamento, nem que fosse o de arrumar um emprego pra pagar as contas.

Mas aí, abro o sistema de admissão deles — de forma automática como vinha fazendo desde maio — e, na linha de status, em vez do "Reviewed - Decision Pending" que eu sempre via, tava lá um "Admitted". Juro que o coração parou. Foi um susto ENORME, posso garantir. Rolei a tela pra cima e pra baixo tentando encontrar os dizeres "Pegadinha do Malandro!!!", mas não tinha. O que tinha era o link para a carta formal de aceitação.

E agora, José?

Eu tô num misto de alegria, ansiedade, medo, empolgação, dúvida e angústia. Ao mesmo tempo que penso que já chutei o balde-mor deixando meu emprego e meu país para vir aqui ver "de qualé" e que, por isso mesmo, embarcar nessa experiência não seria pior, penso também que talvez seja tapar o sol com a peneira... que talvez, por não ter exatamente um plano eu devesse simplesmente deixar pra lá isso e tratar de arrumar trabalho antes que meu prazo de validade expire.

O que você faria?

À bientôt!

6 comentários:

  1. Parabéns, você é muito corajoso em começar uma faculdade, que é tão longa, nessa idade. Eu não tenho muita paciência, mas não quero sair muito da minha área então acho que um curso de aperfeiçoamento já vai me ajudar! Mas totalmente apoio a ideia, tem que seguir em frente e arriscar, afinal, já arriscou tanta coisa né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigado, Rita!! Eu realmente ainda não sei se vou seguir por esse caminho. Gostei muito de ser aceito, mas estou tentando ponderar se vale a pena passar mais tempo ainda sem trabalhar pra valer. Eu acho que você tá certa mesmo, se gosta da sua área ou, pelo menos, tá tranquila nela, não precisa realmente fazer outra faculdade. Quanto a mim, vamos ver... tenho que resolver em, no máximo, duas semanas. Ai, ai, ai...

      Excluir
  2. Eitaaaa, esse homi é danado mesmo hahaha!
    Uai fala ai as opções de curso que tem que a gente da palpite em qual fazer kkkkkk!

    Se joga homi!

    Itanauã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha eu te juro, faz dois dias que recebi a notícia, e nos dois últimos dias acordei pensando: "sonhei, né? Não rolou isso, não" :D Se eu resolver embarcar nessa, provavelmente vai ser alguma coisa na área de Humanas. Fazer o quê? Quem dera eu gostasse e fosse bom em algo que dá dinheiro hehehe

      Te digo que um lado meu quer muito "se jogar", mas o outro tá completamente petrificado. Não sei se encaro como oportunidade única ou como atraso de vida. Ai, ai, ai... (2)

      Excluir
  3. Cara, meus parabens!! vai na fé, acho q continuar os estudos eh essencial hoje em dia e nunca é tempo perdido, mesmo que seja em uma area q vc n vai seguir.
    E outra, com um diploma quebecois com ctz vc terá mais chances de achar um trabalho por aqui.
    Realmente entendo que eh mais um passo grande neh, hehehe, mas temos que arriscar.
    Só uma ideia, pq vc tb nao tenta se aplicar tb para alguma vaga de trabalho na mcgill (tem varias e abre quase td semana mais)?
    É uma carga horaria menor do que em empresas e eles ajudam (100% se n me engano, depende do contrato c eles) com as tuition fees.
    Meu plano eh esse, trabalhar e estudar no mesmo lugar.
    Unir o util ao agradavel e economizar um pouco! :) hehe

    Sucesso ae!

    []s
    Raul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Raul, brigadão!! Eu sou nerd, então tendo a concordar contigo em relação a achar que estudar nunca é tempo perdido (e ainda pode ser bem legal hehehe). O que me preocupa um tanto é o fato de não ter um direcionamento e também de chegar ao mercado mais "velho" do que já estou.

      Obrigado também pela dica, vou dar uma olhada pra ver que vagas são essas e se dá pra eu me candidatar. Com certeza, seria uma mão na roda!

      Abraço!

      Excluir